Comerciantes: qual a forma mais prática de receber pagamentos?

Vivemos tempos de rápidas mudanças motivadas por uma crescente utilização de novas tecnologias digitais nos mais vários domínios da nossa vida quotidiana, em particular nos hábitos de consumo.

Isto reflete-se, sobretudo, num crescimento acelerado das compras online e na adopção de pagamentos com recurso a TPA com tecnologia contactless em transações físicas.

Hábitos que colocam sobre os ombros dos retalhistas a operarem no comércio tradicional e no comércio eletrónico uma pressão acrescida para adequarem os seus meios de pagamento às necessidades e desejos dos seus clientes.

Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, esses desejos desembocam, invariavelmente, nos pagamentos contactless.

De acordo com o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, que se debruça sobre o ecossistema de pagamentos em Portugal, em 2022, o peso do contactless na faturação dos negócios atingiu os 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que em 2019.

Para além da maior utilização, 71% das transações no retalho foram feitas com recurso ao contactless, os consumidores que utilizam esta tecnologia de pagamentos acabam por gastarem mais de cada vez que vão às compras: “considerando uma compra média em contactless de aproximadamente 25€ (naturalmente abaixo do valor médio no sistema), este modo de pagamento passou, em 2022, a representar mais de metade da faturação REDUNIQ”, sublinha o relatório REDUNIQ Insights.

Apesar destes dados mostrarem uma genuína preocupação dos negócios portugueses em oferecer aos clientes os meios de pagamento mais utilizados por estes, segundo o estudo “Barómetro de cartões para Microempresas, PME e Médias Empresas”, realizado pela Inmark Europa para a Mastercard Portugal, e noticiado pelo Dinheiro Vivo, apenas 30% das pequenas e médias empresas em Portugal aceita pagamentos por POS (Point of Sale, comummente conhecidos por TPA), percentagem que acaba por subir para 54% se só se atender a organizações de média dimensão.

Sublinhe-se que, do número de empresas que aceitam pagamentos por TPA, 56% refere que o seu TPA está preparado para a tecnologia contactless, mas que apenas 50% dizem aceitar pagamentos através de cartões com essa tecnologia, enquanto 8% afirmam ter um TPA virtual.

Chegados a este ponto, a pergunta impõe-se:

 

Qual a forma mais prática de receber pagamentos contactless?

A resposta chega-nos da REDUNIQ, marca especialista no desenvolvimento de sistemas de pagamento, e das suas soluções TPA REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.

Além do contactless que, como vimos, atingiu a maioridade e é opção para cada vez mais consumidores, estes terminais oferecem aos retalhistas um sem número de funcionalidades que tornam a sua atividade não só mais móvel e digital, como também mais rentável, já que as vendas e o valor médio de cada compra aumentam.

 

TPA REDUNIQ Easy

Desenvolvido a pensar em negócios com um volume de vendas relativamente reduzido ou que operem de forma sazonal (roulottes, food trucks, etc.), o TPA REDUNIQ Easy é um terminal que, além de não incluir o pagamento de comissões, período de fidelização ou receita mínima, permite que um negócio passe não só a aceitar pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN.

Além disto, vai mais longe, ao possibilitar transações contactless e MB WAY fazendo com que, de uma forma simples e económica, o negócio usufrua de mais uma forma de aumentar as suas vendas, faturação e ticket médio (valor médio gasto pelo cliente em cada compra).

 

TPA REDUNIQ Smart

Num outro patamar de complexidade e exigência em termos de volume de vendas, encontramos o TPA contactless Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz ainda incorporado um conjunto de apps de gestão que não só se adequam à tipologia do seu negócio, como também o ajuda a ser totalmente móvel e digital.

Esta ponte entre loja física e o digital não se fica, contudo, pelo REDUNIQ Smart.

 

TPA REDUNIQ Soft

Mais recentemente, a REDUNIQ levou mais longe o seu esforço de inovação trazendo para o mercado português o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio passe a aceitar pagamentos por NFC, QR Code e Contactless.

De forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e instalar a aplicação REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos no smartphone por NFC, QR Code e Contactless de forma mais prática do que nunca.

 

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