Vivemos tempos de rápidas mudanças motivadas por uma crescente utilização de novas tecnologias digitais nos mais vários domínios da nossa vida quotidiana, em particular nos hábitos de consumo.
Isto reflete-se, sobretudo, num crescimento acelerado das compras online e na adopção de pagamentos com recurso a TPA com tecnologia contactless em transações físicas.
Hábitos que colocam sobre os ombros dos retalhistas a operarem no comércio tradicional e no comércio eletrónico uma pressão acrescida para adequarem os seus meios de pagamento às necessidades e desejos dos seus clientes.
Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, esses desejos desembocam, invariavelmente, nos pagamentos contactless.
De acordo com o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, que se debruça sobre o ecossistema de pagamentos em Portugal, em 2022, o peso do contactless na faturação dos negócios atingiu os 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que em 2019.
Para além da maior utilização, 71% das transações no retalho foram feitas com recurso ao contactless, os consumidores que utilizam esta tecnologia de pagamentos acabam por gastarem mais de cada vez que vão às compras: “considerando uma compra média em contactless de aproximadamente 25€ (naturalmente abaixo do valor médio no sistema), este modo de pagamento passou, em 2022, a representar mais de metade da faturação REDUNIQ”, sublinha o relatório REDUNIQ Insights.
Apesar destes dados mostrarem uma genuína preocupação dos negócios portugueses em oferecer aos clientes os meios de pagamento mais utilizados por estes, segundo o estudo “Barómetro de cartões para Microempresas, PME e Médias Empresas”, realizado pela Inmark Europa para a Mastercard Portugal, e noticiado pelo Dinheiro Vivo, apenas 30% das pequenas e médias empresas em Portugal aceita pagamentos por POS (Point of Sale, comummente conhecidos por TPA), percentagem que acaba por subir para 54% se só se atender a organizações de média dimensão.
Sublinhe-se que, do número de empresas que aceitam pagamentos por TPA, 56% refere que o seu TPA está preparado para a tecnologia contactless, mas que apenas 50% dizem aceitar pagamentos através de cartões com essa tecnologia, enquanto 8% afirmam ter um TPA virtual.
Chegados a este ponto, a pergunta impõe-se:
Qual a forma mais prática de receber pagamentos contactless?
A resposta chega-nos da REDUNIQ, marca especialista no desenvolvimento de sistemas de pagamento, e das suas soluções TPA REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.
Além do contactless que, como vimos, atingiu a maioridade e é opção para cada vez mais consumidores, estes terminais oferecem aos retalhistas um sem número de funcionalidades que tornam a sua atividade não só mais móvel e digital, como também mais rentável, já que as vendas e o valor médio de cada compra aumentam.
TPA REDUNIQ Easy
Desenvolvido a pensar em negócios com um volume de vendas relativamente reduzido ou que operem de forma sazonal (roulottes, food trucks, etc.), o TPA REDUNIQ Easy é um terminal que, além de não incluir o pagamento de comissões, período de fidelização ou receita mínima, permite que um negócio passe não só a aceitar pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN.
Além disto, vai mais longe, ao possibilitar transações contactless e MB WAY fazendo com que, de uma forma simples e económica, o negócio usufrua de mais uma forma de aumentar as suas vendas, faturação e ticket médio (valor médio gasto pelo cliente em cada compra).
TPA REDUNIQ Smart
Num outro patamar de complexidade e exigência em termos de volume de vendas, encontramos o TPA contactless Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz ainda incorporado um conjunto de apps de gestão que não só se adequam à tipologia do seu negócio, como também o ajuda a ser totalmente móvel e digital.
Esta ponte entre loja física e o digital não se fica, contudo, pelo REDUNIQ Smart.
TPA REDUNIQ Soft
Mais recentemente, a REDUNIQ levou mais longe o seu esforço de inovação trazendo para o mercado português o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio passe a aceitar pagamentos por NFC, QR Code e Contactless.
De forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e instalar a aplicação REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos no smartphone por NFC, QR Code e Contactless de forma mais prática do que nunca.